top of page

8 dicas para melhor a qualidade da sua webcam

Como melhorar a configuração da sua webcam em casa?


Comece com algumas dicas básicas para configurar bem a sua webcam. Então, quando estiver se sentindo confiante, suba de nível gradualmente com alguns equipamentos e estratégias adicionais para configurar sua iluminação.


Dicas básicas:


1. Posicione sua câmera no nível dos olhos

Esta é uma dica de investimento zero para aqueles que trabalham com a câmera em seu telefone, desktop ou laptop.


Tudo o que você precisa fazer é elevar a câme


ra ao nível dos olhos, apoiando-a em algo (pense: uma pilha de livros ou um suporte para laptop, se você tiver orçamento). A razão? A webcam está posicionada na altura do seu nariz. Ao apoiar a câmera, você pode garantir seu nível com os olhos.


2. Mantenha contato visual com a câmera

Por mais tentador que seja, não olhe para a pessoa na tela (que tecnicamente está abaixo da câmera). Em vez disso, olhe para sua câmera. Isso ajuda você a manter contato visual com a pessoa do outro lado da tela, em vez de parecer distraído.


3. Ligue e configure uma fonte de luz à sua frente

Agora, uma dica fácil e sem grandes gastos para iluminação para reuniões com zoom: pegue uma fonte de luz e coloque-a na sua frente, atras da camera.


Pode ser uma lâmpada ou similar. Posicione-o à sua frente para que haja luz brilhando em seu rosto. Você também pode mover seu computador para que a fonte de luz fique à sua frente se as luzes disponíveis forem fixas. Uma ótima luz de fonte é uma janela com uma cortina branca, isso vai trazer uma luz difusa para o seu rosto, importante ela não estar atrás de você e sim na frente, queremos iluminar o seu rosto.


Alguns não devem ser lembrados ao posicionar as fontes d


e luz:


❌ Evite iluminação suspensa e/ou lâmpadas fluorescentes. Estes podem lançar sombras sob seus olhos.


❌ Evite posicionar fontes de luz acima de você, abaixo de você ou de um lado. Novamente, essas posições lançam sombras, que submergem seu rosto na escuridão – um grande não para videochamadas e gravações.


❌ Evite fontes de luz fortes diretamente atrás de você. Isso significa que não há janelas atrás de você, pois isso pode removê-lo do foco da câmera.


4. Revise o que está no fundo

Verificar seu plano de fundo é tão importante quando verificar a qualidade de luz.


Por exemplo, verifique se há uma janela ou qu


alquer outra fonte de luz forte atrás de você.


Certifique-se de que não haja desordem atrás de você, pois isso pode distrair o espectador do outro lado da tela. Você também vai querer ter certeza de que não há informações confidenciais ou algo que não poderia aparecer, atras de você


E, finalmente, verifique se há alguma distância entre você e o plano de fundo. Isso ajuda a adicionar uma sensação de profundidade ao quadro, nunca fique colado ao fundo, a uma parede por exemplo.


Dica profissional: posicione obras de arte, uma estante ou um vaso de plantas atrás de você para criar um plano de fundo visualmente agradável.


5. Verifique seu posicionamento

Posicione-se de forma que o espectador possa vê-lo do ombro à cabeça ou da cintura à cabeça.


6. Tenha cuidado com seu look para a video chamada.

Outra coisa básica para uma ótima configuração de videoconferência: evite cores escuras, brancas e brilhantes. Isso pode confundir o efeito visual de uma câmera de computador. Como resultado, uma camisa preta pode deixar o ambiente muito claro, enquanto uma camisa branca pode deixar o ambiente mais escuro.


Sua melhor escolha? Cores neutras. Também é essencial que você evite roupas com listras muito finas, pois elas também podem distrair a configuração da sua câmera, e com a nitidez da camera muito alta, podem causar um efeito moirê.


Por fim, evite joias desajeitadas, principalmente joias que podem atingir sua mesa, pois podem distrair seus espectadores.


Como subir de nível:


7. Use uma Ring Light como


fonte de luz para a sua webcam

Essas luzes em forma de rosquinha são a iluminação perfeita para reuniões Zoom, vídeos do TikTok e aulas remotamente.


A melhor parte? As luzes de anel são fáceis no bolso e super fáceis de usar. Na verdade, você pode obter uma boa luz de anel de webcam super barata.


Ao comprar um ring light, preste atenção aos recursos. O controle de cores e uma altura e ângulo facilmente ajustáveis ​​são características importantes, por exemplo.


O controle de cores permite ajustar a intensidade da luz com base no tom de pele, hora do dia e qualquer outra fonte de luz que você tenha em seu espaço de trabalho.


Para uma aparência natural, posicione o ringlight levemente de lado – não de frente. E é melhor para quem usa óculos.



8. Configure um sistema de iluminação de 2 pontos

Quando estiver pronto para subir de nível, considere uma configuração de iluminação de 2 pontos. Esta também é uma opção econômica. Porque você pode obter duas fontes de luz diferentes (uma luz principal e uma luz de preenchimento) ou usar uma fonte de luz natural como uma luz e complementá-la com uma fonte de luz principal que você compra.


Quanto ao posicionamento, você quer as fontes de luz ao lado de sua câmera, voltadas para você de ângulos opostos. Lembre-se: a luz de preenchimento deve fornecer metade da energia fornecida pela luz principal, para preencher as sombras que a luz principal cria.


33 visualizações0 comentário
bottom of page