5 dicas e estratégias de vídeo para suas mídias sociais

Atualizado: Fev 5



Já falamos várias vezes sobre as previsões do aumento do consumo de vídeo no futuro, que a estimativa é que em 2021, 82% do tráfego da internet seja de vídeos. Mas sempre vale relembrar o quanto esse tipo de material é importante para promover a sua marca.

As mídias sociais são poderosas ferramentas para criar laços com o público e divulgar produtos ou serviços. E os vídeos, são ótimos aliados no que diz respeito a gerar engajamento e criar conteúdos de valor. Um ótimo exemplo, que reforça a relevância desses materiais é o IGTV, que surgiu para acompanhar as novas plataformas de lançamento de vídeo, pois entende-se que esta necessidade está crescendo a cada dia.

E para te ajudar a adicionar conteúdos em vídeo à sua estratégia de mídia social, separamos 5 dicas, que vão desde o planejamento de conteúdo até a criação. Bora conferir?



1- Estabeleça objetivos



O primeiro passo é saber o que você precisa. Aumentar o engajamento, gerar leads ou conversões. Antes de sair criando vídeos, é preciso estabelecer as metas e pensar no tipo de material que irá te ajudar a alcançá-las.

Por exemplo, se você deseja aumentar o engajamento, uma ótima opção é criar uma série de vídeos que atenda os interesses do seu público. Para gerar conversões, pode-se considerar a criação de um conteúdo com foco no produto, mostrando quais os seus diferenciais e vantagens em relação à concorrência.

Após ter em mente os objetivos, é importante criar um calendário específico para sua estratégia de vídeo nas mídias sociais. Mapeando os lançamentos futuros: de campanhas, produtos e conteúdos de valor.



2- Conheça seu público e as plataformas que mais utilizam



Antes de começar, é indispensável conhecer o seu público-alvo e as plataformas que eles consomem conteúdo. Uma ótima dica é criar personas, que é a representação fictícia do seu cliente. Ela é baseada em dados reais de comportamento, possuindo características demográficas, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Isso te ajudará a criar um conteúdo de marketing mais assertivo.

Outro ponto-chave, é entender se o seu público passa mais tempo no celular ou desktop. Isso ajudará você a determinar a duração ideal, o formato e as composições de vídeo específicas para cada plataforma social. Se você não tem uma ferramenta de análise à sua disposição, considere investir em uma. O Google Analytics é um ótimo lugar para começar. Nele, você pode identificar quais plataformas sociais estão gerando o maior tráfego para o seu site.



3- Seja Criativo




Uma das vantagens sobre o conteúdo de vídeo é a gama de abordagens que você pode adotar para destacar sua marca e produtos. Então, a maior dica que podemos te dar é: seja criativo! Experimente diferentes formatos para descobrir quais comunicam a mensagem que deseja passar de forma mais autêntica e assertiva.

Mesmo depois de estabelecer o seu estilo, é importante que você compartilhe vídeos em diferentes formatos. Isso ajudará você a manter seu conteúdo sempre atualizado, instigando o interesse do seu público por sua marca e publicações. Para fazer isso, pense em como você pode criar vídeos que contam uma história. Isso gera identificação e transmite mais emoção, tornando mais atrativa a forma de demonstrar o valor do seu produto.


4- Promova seus vídeos



Depois de criar o conteúdo, é preciso decidir onde você deseja promovê-lo. O mais importante é que esse material seja visto pelo máximo de pessoas possíveis, sejam clientes em potencial ou usuários fiéis à marca. Para isso, o ideal é investir em mídia paga, ou seja, publicações patrocinadas em redes sociais, e saber quais as melhores plataformas para gerar bons resultados.

Uma boa dica, é utilizar hashtags populares que tenham a ver com o seu produto ou o conteúdo do vídeo. Outra ótima opção é, se você criou um conteúdo com alguém famoso, marque-o na publicação e peça para que ele também compartilhe. Se você tiver uma rede de colaboradores e influenciadores, peça para que eles interajam com o seu material. A promoção orgânica, aumenta o alcance, engajamento e consequentemente as conversões.



5- Acompanhe as métricas dos seus vídeo




O último passo, e um dos mais importantes, é medir o sucesso do seu conteúdo. Para isso, é importante ter os programas de rastreamento e medição. O ideal é fazer o acompanhamento mensal dos conteúdos, registrando as métricas em cada plataforma. Isso é indispensável para que você descubra qual o tipo de vídeo funciona melhor em cada rede em que foi divulgado. Isso ajudará você a aprimorar a criação dos seus materiais, tornando-os mais assertivos. Por exemplo, se você notar que um determinado tipo de narrativa teve mais engajamento, incorpore o formato da história em vídeos futuros.

Não existe uma receita pronta para criar materiais perfeitos, tudo é uma questão de erros e acertos. Descubra o que funciona melhor para você, adapte para a identidade e posicionamento da sua marca e conte suas histórias da melhor forma possível. Lembrando que quanto mais você se envolve e se emociona com seus conteúdos, mais provável que seu público também compartilhará do mesmo sentimento que você.


Mas, lembre-se, para fazer tudo isso, é fundamental ter uma equipe preparada para te ajudar a alcançar os melhores resultados.


Dá uma olhada nos nossos trabalhos e veja como melhor podemos alcançar seus objetivos.


14 visualizações